Ontem assitir a uma matéria no Jornal Nacional sobre a campanha da Federação Paulista de Futebol intitulada: #ElasnoEstadio. E, por ser mulher fiquei atenta ao conteúdo explanado. Ao fim achei ridícula as justificativas apresentadas.
Em pleno século 21, mulheres dizendo que não iam ao estádio, pois não eram convidadas pelos maridos, pais e irmãos. Ah! Fala sério? Desde de quando as "leoas" desta geração que quer a cada dia mais se igualar aos homens, que trabalham fora, cuidam da casa, dos filhos; que tem de ser esposa, amante e mãe precisa de homem para alguma coisa?
Fiquei sem entender. Acho que o maior incentivo para a mulher ir ao estádio é a vontade. E, eu posso falar com propriedade. Há 20 anos frequento estádios, já fui inúmeras vezes sozinha a casa de espetáculo do futebol. Em 2005, na final da Libertadores fui com Deus ver meu Tricolor ser campeão. Já assisti São Paulo e todos os seus rivais sem companhia no Morumbi, e hoje, se meu marido não quiser ir comigo, até parece que vou passar vontade... Ainda mais agora que nos clássicos tem torcida única; e que na hora da volta, ao invés de eu andar do estádio à estação Morumbi da CPTM, tem a estação de metrô a uma caminhada de 20 minutos do Cícero Pompeu de Toledo.
Mulheres que não vão ao estádio, não vão porque não gostam do esporte bretão! Ponto!
Fico pensando... Na época que comecei a gostar pra valer de futebol, aos 11 anos, não havia camisas em modelo baby look pra mulherada. Minhas primeiras camisas são todas de modelo masculino, mas nem por isso deixei de usar. E meu primeiro agasalho? Meu Deus! Ficava parecendo um homenzinho!!! E quanto preconceito já sofri por apenas amar o futebol? Acho que poderiam fazer um campanha contra isso, mas o estádio, na minha opinião é o lugar mais democrático que existe. Por incrível que pareça nunca fui desrespeitada lá. Foi sempre fora. Na rua, na escola, no trabalho, em casa... Que tal uma campanha contra o preconceito?
E se for por conta da violência... Tem violência nos estádios? Tem! Mas, os homens sofrem com isso também. Graças a Deus nunca me aconteceu nada!!! Se é clássico, levo minha camisa na bolsa e tento chegar bem antes no estádio;
Se eu ficasse esperando meu pai me levar para o estádio, estaria até hoje sem ir, pois ele não gosta de futebol! Ah! Fala sério!!!
Repito: o maior incentivo da mulher para ir ao estádio é simplesmente ter vontade de ir!!!