Pesquisar este blog

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

O Brasil é o país do futebol?

   Vivemos em um país com tantos problemas sociais. Há problemas na educação, habitação, saúde... Sem falar na corrupção e na impunidade, marca maior de nosso Brasil. Diante deste cenário de caos fica difícil para a maioria da população acompanhar futebol. As pessoas não seguem política quiçá o esporte bretão, por isso eu tenho uma tese de que o Brasil não é o país do futebol. Quando falo isso muita gente discorda e com razão, pois o Brasil tem cinco títulos mundiais, mas tenho meus argumentos.
      O brasileiro não é um povo torcedor, mas "comemorador" de futebol. Poucos acompanham seu time de coração nos estádios e uma parcela ainda menor não consome produtos ligados ao futebol.
     Certa vez li, que na Inglaterra há cadernos de esporte da quinta divisão do futebol inglês. Por aqui, só o mais fanático torcedor tem acesso a notícias de clubes de outras divisões que não a primeira.
     Vejo uma comoção nacional durante a Copa do Mundo, mas depois... As pessoas agem como se os jogadores da seleção brotasse do chão direto para o campo. Esquecem ou desconhecem que a seleção é a reunião dos melhores jogadores do país.
     Acho ridículo algumas citações... E as mídias sociais expõem bem isso. Ano passado, quando a Alemanha fez o favor de colocar o Brasil em seu devido lugar, vi um monte de gente postar : "#chateada triste pelo Brasil". E depois, a mesma pessoa postar: " Odeio futebol de quarta feira". Perai? Como assim? Se eu não gosto de alguma coisa, eu não posso mudar de opinião de quatro em quatro anos. O apoio ao futebol não pode ser apenas durante a Copa do Mundo.
       Concordo que está difícil acompanhar o futebol brasileiro. O Brasil não tem mais craques. Com exceção de Neymar, não temos mais ninguém. Até um tempo atrás, ao olhar a seleção brasileira via-se um desfile de "monstros". A última leva de bons jogadores tinha em campo Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho e Rivaldo... E agora?
      Desde 2007 que não há a escolha de um brasileiro como melhor do mundo (O último foi Kaká). Desde de então o país não figura nos melhores da FIFA. O Messi é argentino, Cristiano Ronaldo português e a escassez de craques é brasileira. (Este ano o Neymar foi indicado para o bola de ouro, mas acho difícil ele ganhar. Cristiano Ronaldo é o favorito)
     Na última terça, o Brasil enfrentou a Venezuela pelas eliminatórias da Copa, na hora do hino, quando a câmera focou os jogadores reconheci poucos. É uma seleção desfigurada, sem carisma e com jogadores medianos. Sem nenhuma identidade com o povo brasileiro.
     Fui ao Museu do Futebol durante as minhas férias e lá aconteceu algo que há muito não sentia: fiquei emocionada com a seleção canarinho. Não torço pelo Brasil. Não consigo, mas lá... Ao ver em imagens a genialidade de Pelé, os passes de Gerson, a categoria de Tostão, a malandragem de Garrincha não consigo entender o que fizeram com o Brasil.
      Acho que antigamente era mais bola e menos marketing. O dinheiro não mandava no futebol como manda agora. Antigamente os meninos jogavam futebol por prazer, hoje em dia, muitos vêem o futebol como a chance de ganhar muito dinheiro. Antes mesmo de quererem jogar pelos seus times de coração, já sonham em ir para um grande clube da Europa.
     Tem muleque que ganha salário de gente grande. O talentos que poderiam fazer a diferença, estão nas mãos de empresários. Sei lá! Foi um desabafo! São tantas coisas erradas que não caberiam em um texto, mas quem sabe em um livro.
     Mais que está difícil gostar de futebol..  Isso está!

Nenhum comentário: