Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Parabéns São Paulo!

 
     Tem paulistano que sonha em viver no interior ou em outra cidade para fugir do caos de São Paulo, já eu sonho em ter condições dignas de viver bem aqui. Gostaria de ver uma Cidade com igualdade de tudo para todos. Sonho com uma São Paulo sem violência, com hospitais sem pessoas esticadas em  macas nos corredores; queria uma São Paulo em que o transporte  funcionasse  com um metrô que chegasse a qualquer lugar.
     Sonho com uma São Paulo sem preconceito. Onde todos tem o direito de serem gordos, negros, pobres e ao entrarem em um estabelecimento sejam tratados com respeito; Imagino uma São Paulo com pessoas felizes independente de onde moram!
   Confesso que com esta crise política e econômica em que vive o Brasil a vontade de ir embora para o exterior aumenta a cada dia, mas será que eu  conseguiria viver longe desta cidade que mais parece um pais? Onde a pluralidade cultural está presente em tudo! Que lugar do mundo eu "saio" do Japão (liberdade) e vou para a Itália (Mooca)? Onde eu me sentiria na Bolívia apenas de ir ao Bresser?
     Moro no extremo sul. Lugar onde a notícia sempre vem em forma de tragédia e que só é lembrada na época das eleições. A população daqui, bem longe da AV Paulista e do Parque do Ibirapuera, também faz São Paulo ser São Paulo.
     Meu bairro tem tudo o que se pode imaginar. Infelizmente não tem uma agência bancária e nem um posto de gasolina, mas de resto tem de tudo! Loja de roupa, de lingerie, de cosmético... E a melhor pizza do mundo! Isso é São Paulo!
      Em São Paulo se é capaz de encontar tudo e em quase todos os lugares. Deu vontade de comer um hot dog, um pão com mortadela... Quem sabe uma comida japonesa? Tudo isso se encontra em São Paulo. Quer ir ao teatro? Aqui estão os melhores espetáculos! Sem falar nas inúmeras salas de cinema e das livrarias que me tiram o ar!
     Não temos praia, mas acho o centro da Cidade um dos lugares mais lindos do mundo! Quando trabalhei próximo ao Metrô de Sta Cecília, muitas vezes ao descer na estação Anhangabaú para caminhar até o Terminal Bandeira, contemplava de longe o Viaduto do Chá e aquele barulho de busina misturado com as luzes dos prédios antigos me davam um orgulho de ser filha desta terra!
     Ficaria o dia inteiro falando desta minha terra da garoa! Te amo, São Paulo! Com teu caos, com tua cor cinza, com tua poluição, teu trânsito... Até as capivaras da Marginal Pinheiros me encantam!
Espero um dia andar sem medo por tuas ruas, por tuas avenidas.. Aqui é meu lugar!
   

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Os 99%...

     O mundo do futebol ficou conhecendo Wendell Lira por causa de um gol bonito pacas, mas o que muita gente esquece é que há muitos e muitos "Wendells Liras" por aí. O jogador premiado com o gol mais bonito do mundo já havia desistido de ser um profissional da bola e estava trabalhando na lanchonete da família.
     Hoje, no Esporte Espetacular da Rede Globo vi uma matéria sobre Wendell Lira. Confesso que fiquei muito emocionada. O cara era um desconhecido e de repente ele estava ao lado de jogadores famosos como Cristiano Ronaldo, Messi e Neymar. Em seu Discurso, Wendell, mostrou ser humilde. Um legítimo brasileiro. Um verdadeiro jogador de futebol. Daqueles que sonham e que sofrem, mas que na doce espera tem a sua recompensa.
    Ouvi um comentário na rádio Jovem Pan bem sábio (Não lembro quem disse). Um mês de salário de Neymar e a vida de Wendell Lira estaria resolvido.
      O futebol, infelizmente, não beneficia 100% de seus atletas profissionais e muitos passam grandes dificuldades para realizarem o que tanto gostam. Muitos jogadores ganham salários que com certeza são bem menores que dos empregados do Neymar!
     Nós percebemos a diferença salarial entre os clubes brasileiros quando há jogos entre um clube do eixo Rio-SP e um time sem expressão do nordeste. Sempre os jornais usam como pauta a folha salarial. Na maioria das vezes o astro do time da Capital com seus rendimentos pagaria o salário de todos os jogadores e da comissão técnica e ainda sobraria algum para pagar o "bicho" em caso de vitória.
    Como já disse em um outro texto, o Brasil não é o país do futebol, pois se fosse, não existiria tantos clubes falidos por aí.
    Quanto será que ganha o atacante do XV de Piracicaba? Será que é o mesmo dos atacantes de Corinthians, Palmeiras e São Paulo? Lógico que não.
     Eu, particularmente, por ter sido fã do Dodô, o artilheiro dos gol bonitos, já Vi gols muito mais espetaculares do que o marcado pelo jogador goiano, mas depois do 7 X 1 para Alemanha, alguma coisa boa tinha de acontecer no futebol brasileiro.