Pesquisar este blog

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Seleção brasileira, por que eu não gosto de você?



            Neste exato momento, a TV exibe a partida entre Brasil X Argentina. Eu, uma amante incondicional do futebol, não consigo torcer pela seleção brasileira.
            A primeira Copa do Mundo que eu acompanhei foi a dos Estados Unidos, em 1994.  Ainda não era uma viciada em futebol, mas lembro de tudo. O time brasileiro tinha Romário e Bebeto no ataque e Taffarel no gol...
            Na Copa da França em 1998, tive uma das mais doloridas decepções futebolísticas. Já apaixonada pelo futebol vi o Brasil tomar três gols da França na final.  Dizem que Ronaldo passou mal e isso desestabilizou os atletas. Sei lá...
            Em 2002, na Copa Coréia-Japão, já entendia um pouquinho o que era o futebol. Aprendi que nem sempre o melhor era convocado, mas sim o atleta que atendia interesses de patrocinadores ou de empresários. Nesta Copa, conduzidos pelo Felipão, o Brasil conquistou o Penta com uma exibição sensacional do mesmo Ronaldo que passara mal quatro anos antes. O camisa 9 fez dois gols contra a Alemanha. Fiquei feliz, mas foi só. Aquele friozinho na barriga, aquela sensação gostosa que só o êxtase pelo futebol produz... não senti nada.
            Em 2006, na Copa da Alemanha, o Brasil foi eliminado vergonhosamente pela França... E meu nojo pela seleção foi crescendo.
            Infelizmente não posso escrever o que quero. Posso ser processada (risos).
            Em 2010, na Copa da África, o Brasil mais uma vez foi eliminado, desta vez para a Holanda. O Brasil jogou de forma feia... Não merecia mesmo ganhar!
            A próxima Copa será no Brasil. Todo mundo sabe a politicagem que isso gerou e ainda vai gerar. Um país tão carente de tanta coisa... ah! Deixa pra lá! Isso não é o tema deste texto.
            Tenho duas enciclopédias sobre Copa do Mundo em casa e adoro uma boa história sobre futebol. Por causa disso, já vi muito sobre a seleção bi-campeã mundial em 58 e 62 e a tri-campeã  em 1970.  Sem citar as doloridas derrotas da seleção nas Copas de 82 e 86, com o Mestre Telê no comando.
            É difícil ver Jadson e Fábio Santos com a camisa amarela... E o Cássio? PQP! Eu vi o Taffarel e o Marcos defenderem o Brasil... Vi Romário jogar... Como posso aceitar Hulk? Ridículo!
            Ainda bem que tenho 29 anos e não vi Pelé, Garrincha, Tostão & Cia jogarem. Senão meu asco pela seleção seria bem maior... este jogadores jogavam futebol por amor e não pelo dinheiro. Tinham raça e representavam realmente o Brasil. Atualmente, os jogadores querem jogar futebol para ficar milionário, terem sua periguete e um carrão. Jogar por amor? Isso ficou lá atrás!
            E olha que nem citei o diretor técnico da seleção (risos).
            Na Copa de 2014 torcerei pela Itália e pela Alemanha. Espero que o Uruguai não me decepcione nas eliminatórias e também venha para o Brasil, assim terei mais uma seleção para torcer.
           
           
              

Nenhum comentário: