Pesquisar este blog

domingo, 11 de novembro de 2012

Jogando dinheiro fora e as oportunidades também


            Sempre fui muito esforçada na escola. Alguns até diziam que eu era inteligente, mas na verdade, eu tinha de estudar senão eu não entendia nada, nadinha de nada. Pessoas inteligentes não precisam se esforçar, pois são inteligentes por natureza e claro, tem facilidade para compreender matemática, física, química... coisa que nunca soube entender.
            Nasci na pobreza e não tenho a menor vergonha de falar isso. A vida sempre foi difícil para mim, mas lutei e continuo lutando.
            Quando tinha 12 anos tive uma crise brava de alergia. Fiz um monte de exames e acabei por tomar uma injeção a cada cinco dias por um período de um ano. Em uma das consultas, o médico pediu para minha mãe me colocar na natação, assim melhoraria a minha respiração... Até parece. Não havia dinheiro nem para comer bolacha recheada quando eu queria, quanto mais pagar natação.
            Dinheiro atrai dinheiro e a sorte atrai sorte... É a lei da vida. Não há, por exemplo, como uma pessoa que a vida inteira estudou em escola pública concorrer com quem estudou em escola particular. E acredito que não estou em uma situação melhor por causa da falta de oportunidades que tive ao longo da vida. E o pouco que eu  consegui foi através de muito esforço. Sempre gostei de ler, ainda bem... Senão estava ainda mais f... (risos)
            No ano de 2000, fiz Inglês na Ação Social Nossa Senhora de Fátima. O curso voltado para gramática exigia de mim que continuasse o estudo em outra escola de línguas para melhorar minha conversação, mas com que dinheiro?
            Fui fazer cursinho, aliás, a melhor coisa que eu fiz na vida, foi estudar no Cursinho da Poli. Tudo que eu não aprendi na escola, eu tive oportunidade de aprender. E foi lá que eu conheci Literatura... O professor era tão bom que bastaram 15 minutos de aula para que eu me apaixonasse pelo Manuel Bandeira...
            Infelizmente, burrica como um asno, escolhi o curso errado e claro, não passei na Universidade Pública.  Fui lutar na Faculdade privada... Adiei o plano de continuar o curso de Inglês.
            Logo que terminei a Faculdade fiz alguns cursos de especialização. Um deles foi o de Jornalismo Esportivo (precisava ser feliz ao menos um pouquinho, né?). No ano seguinte resolvi fazer um curso de Inglês, mas não gostei. Ao invés de procurar um curso de Inglês bom, inventei de fazer pós...  deixa pra lá!
            No ano passado eu comecei a fazer Inglês na Wizard. Deus sabe o quanto tenho lutado para continuar, não por falta de vontade, mas por falta de money.  Faço o curso de manhã e há adolescentes na minha sala. Um em particular me chama a atenção. Ele não faz absolutamente nada. Não faz os exercícios, não se esforça e atrapalha os que querem estudar. Não trabalha e diz que não teve tempo de preparar as lições. Uma outra adolescente, disse um dia desses: “Não fiz a lição, pois, eu passei mal na quarta. Na quinta eu estava mais doente ainda e na sexta eu estava mais, muito mais doente que os outros dias”. Fala sério... Isso não é justo. Quantas pessoas queriam ter a oportunidade que estes dois estão tendo. Quem dera que meus pais pudesse ter pagado Inglês para mim quando era adolescente... Dá vontade de ligar para os pais destas pessoas e pedir o dinheiro que eles gastam à toa pra mim...
            É uma pena que existam pessoas que tem tudo para dá certo e fazem de tudo para dar errado...
            Ah! Comecei a fazer natação há três semanas... Antes tarde do que nunca! 

Nenhum comentário: