Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

JMJ: Eu fui!

     Vou publicar aqui o texto que escrevi para o site da minha paróquia: www.matrizsantaluzia.com.br

   

            Fiquei pensando em o que escrever sobre a Jornada Mundial da Juventude, pois  esta foi amplamente divulgada e até a Rede Globo transmitiu os principais eventos ocorridos em Copacabana. Cheguei a conclusão que deveria ser parcial e assim usar este espaço para contar de um jeito despojado, sem muita formalidade ou enquadramentos jornalísticos como é participara de uma JMJ.
            Sempre quis em ir a uma JMJ, mas nunca tive a oportunidade de realizar este desejo. Quando o Papa Bento XVI anunciou em Madri que a próxima JMJ era no Brasil, vi ali a chance de ir.
            Como trabalho, não pude participar de toda a JMJ, sendo assim, junto de mais ou menos uns 20 jovens da nossa Paróquia Santa Luzia, partimos rumo ao Rio de Janeiro para um fim de semana de graça.  Andamos quase 10 quilômetros a pé e sofremos um pouquinho para pegarmos o kit Vigília. Mas, quando lembro das manifestações de fé, como por exemplo, a de um sacerdote que se ajoelhou no meio da rua para receber oração dos jovens, percebo que valeu a pena!
            A JMJ por si só já atrai um número enorme de pessoas, somado ao carisma de Papa Francisco, o Rio de Janeiro ficou pequeno. As falhas na organização apareceram e confesso que no sábado eu tive vontade de voltar para São Paulo. Após dormir no calçadão de Copacabana, percebemos que estávamos próximo ao alambrado por onde passaria Papa Francisco e nesta hora o cansaço e o cheiro ruim que vinha dos banheiros químicos sumiram. Quando vimos aquele sorriso, a aclamação do povo... Simplesmente fantástico!
            A JMJ é uma experiência maravilhosa. Muito se fala de Igreja, de ser Igreja. E na JMJ se vive a Igreja. A mistura de raças, as línguas diferentes, a Igreja acontece nesta união dos povos. O significado do termo católico acontece e se vê o quão rica  e grande é a Igreja de Roma. É sensacional ver povos do mundo inteiro unidos em um só ideal e para mim este é o maior legado da JMJ.
            E participar da Santa Missa na Praia com aquele “mar de gente” foi uma experiência inesquecível. A próxima JMJ é na Polônia, na cidade de Cracóvia... Quem sabe a Paróquia Santa Luzia esteja lá também?

                                                                                              Janine M Prado


Nenhum comentário: