Pesquisar este blog

domingo, 8 de setembro de 2013

Uma vez por mês...



            Nunca pensei que eu tivesse coragem de escrever sobre menstruação, mas aos 30 anos de idade é bom perder a vergonha de escrever sobre alguns temas.
            Quando tinha quase 12 anos, eu tive o pior dia da minha vida: fiquei menstruada! Quando vi aquele sangue eu chorei tanto. No meu intimo sabia que sofreria muito por causa da danada. Minha mãe me deu os parabéns! Parabéns pelo que? Por sentir cólica todos os meses?
            Minha vida nunca mais foi a mesma. E quando eu tinha 15 anos o que já era ruim ficou ainda pior. Comecei a sentir dores fortíssimas que faziam eu vomitar, desmaiar e claro pagar micos. O meu fluxo é intenso, então imagina quantas vezes o absorvente vazou. Eu não entendia o porquê de eu sofrer tanto. Minhas amigas ficavam menstruadas por três ou quatro dias e eu... por sete longos e doloridos dias!
            Sofro antes, durante e depois da menstruação. Em 2004 eu era estagiária na Subprefeitura do Jabaquara e diferentemente de agora, que o prédio fica ao lado da estação de metrô, eu tinha de andar uns 15 minutos para chegar à prefeitura. E uma das vezes em que eu caminhava para o trabalho eu passei mal por causa da menstruação e vomitei e fiquei quase desmaiada na rua. Na época do ensino médio... nem gosto de lembrar. Passei mal na escola, no curso, na Biblioteca , no futebol (risos).
            E quando fui fazer a primeira das inúmeras ultra-sonografias preventivas? Todos na sala de espera olhando pra mim até que uma mulher ao lado de seu marido pergunta: “Você está de quantos meses?”. Eu toda sem graça respondi: “eu não estou grávida”  (risos).
            Poderia escrever um livro sobre às inúmeras vezes que eu me senti mal por causa da menstruação. Perdi as contas de quantas vezes eu me perguntei o porque da mulher sangrar todos os meses.
            Hoje em dia faço tratamento com a ginecologista, pois senão eu não consigo trabalhar, não consigo estudar, não consigo fazer nada. Ainda bem que existem alternativas para aliviar as dores menstruais.

            Uma vez por mês sinto inveja dos homens. Deve ser muito bom não ter de se preocupar com cólicas menstruais.  Às vezes acho injusto este mundo (risos). Os homens não tem menstruação e podem jogar e falar de futebol a hora que quiserem. 

Nenhum comentário: